04/08/2017

A depressão

A depressão acontece por muitos motivos diferentes. Mas em linhas gerais, é um desequilíbrio químico no cérebro. A enxaqueca funciona de forma parecida. Pode ser causado por um trauma, por estresse excessivo, genética... Mas geralmente, ao contrário do que se pensa, os problemas sociais são causados pela depressão e não a causa da própria depressão.
Estatisticamente, uma em cada cinco pessoas no mundo tem algum nível de depressão. E as que não tem depressão, apenas a conhecem por uma analogia. Então aqui vai mais uma. Você pode encarar a minha depressão como o tempo. No mesmo dia, o céu pode estar de várias formas diferentes. 
Muitos dias de sol, brisas frescas de verão, céu aberto e dias bons. Há dias em que nada é capaz de me estressar, tudo está lindo e ótimo, sem motivo. Mas essa não sou eu. Ou, pelo menos, eu não sou só isso.
Alguns dias garoa e faz um frio de leve. São dias em que a depressão senta do meu lado e a gente conversa, mas tudo bem porque é só uma conversa que não machuca não.
Mas de noite, principalmente, o céu pode fechar. A depressão e eu brigamos, mas, de alguma forma, eu não consigo odiar ela. Uma chuva que cai sem piedade. Cada vez mais forte, mais raios, mais trovoadas. Menos ar. Todos os problemas nessa hora parecem muito maiores e me sufocam. Um olhar diferente vira motivo para toda uma teoria da conspiração que me parece muito provável naquele momento. Não tem motivo pra essa tristeza repentina, ela apenas existe. Chega de repente e alaga tudo, destrói tudo, não sobra nada. Não porque eu quero atenção, até porque isso não se conta pra ninguém. Mas porque não tem como evitar. O mundo cresce, você fica, de repente, muito pequeno e impotente. 
Quando passa, e a temporada das flores aparece, tudo volta ao normal. Eu reconstruo minhas certezas e reconheço o quão estúpido foi tudo aquilo, uma bobeirinha atoa que eu transformei em um caso de vida ou morte, mas mesmo assim, não consigo evitar. 
Não tem o que fazer quando começa a chover, você espera passar.

Um abraço a todos,
— Larissa Broedel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre Magia e Palavras | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS